Crescer+Inovador foi o nome eleito para o projeto de Qualificação que a Associação Comercial e Industrial de Sernancelhe em copromoção com o Município de Sernancelhe e a Associação Sementes da Terra criou.
A origem desta denominação em tudo tem haver com a missão deste projeto.
Pela necessidade de potenciar os produtos endógenos da região de Sernancelhe, e de construir um modelo de desenvolvimento sustentável para a região.
Por fomentar a inovação, tornar as empresas mais dinâmicas, promover a criação de emprego qualificado e consequentemente tornar a região mais competitiva e desenvolvida.
Fomentar a cooperação empresarial para promover a inovação dos produtos agroalimentares de Sernancelhe, por forma a capacitar o setor para a criação de valor acrescentados, dinamizar e promover o território.
O projeto contribui ainda para:
O setor agroalimentar é o ponto forte da Região. A localização geográfica do território e as suas características edáficas e climáticas locais conferem especificidades únicas aos produtos e bens agroalimentares.
É nesta região que se podem encontrar uma variedade de oferta de produtos agroalimentares de qualidade com Denominação de Origem Protegida, como é o caso da “Castanha dos Soutos da Lapa”.
Dois terços da população de Sernancelhe dedicam-se à agricultura, na atividade agrícola predominam os cultivos de frutos, vinha, prados, pastagens e criação de gado.
O estudo do contexto regional dos produtos endógenos e do seu potencial inovador tem como objetivo analisar a estrutura económica do setor agroalimentar de Sernancelhe, os seus desafios, dificuldades e perspetivas de futuro.
O estudo foca-se nos produtos endógenos da região, como a castanha, o azeite, os vinhos, o mel, a maçã e o queijo.
Com foco numa estratégia colaborativa no setor agroalimentar de Sernancelhe, este estudo pretende uma orientação para o reforço da competitividade do tecido empresarial e da imagem da região. A par disso, este documento almeja a inovação dos setores em causa, tendo como base a cooperação.