Notícias

Apresentado Livro sobre correspondências de Aquilino Ribeiro

Quarenta anos de correspondência entre Aquilino Ribeiro e Leal da Câmara vão ser analisados no livro “Análise Temática da Correspondência – Aquilino Ribeiro e Leal da Câmara 1908-1948” de Celina Arroz, que será apresentado no próximo sábado (7 de julho).

A sessão, agendada para as 16h00 com entrada livre, decorrerá na Fundação Aquilino Ribeiro em Soutosa, no concelho de Moimenta da Beira. A apresentação contará com a presença dos presidentes de câmara José Eduardo Ferreira (Moimenta da Beira), Carlos Santiago (Sernancelhe) e José Morgado (Vila Nova de Paiva).

A autora Celina Arroz já tinha escrito em 2012 uma outra obra sobre a figura do escritor beirão, "Aquilino Ribeiro: Evolução do homem Republicano", que revisitava o percurso desde a sua adolescência e juventude, até se tornar um republicano convicto, e a partida para Paris após o regicídio em Lisboa a 1 de fevereiro de 1908.

A investigadora é doutorada em Ciências da Educação pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e mestre na mesma área pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa.